Menu

7 aplicativos lite que não ocupam espaço no smartphone

7 aplicativos lite que não ocupam espaço no smartphone

Você já deve ter ouvido falar nos chamados aplicativos "lite", que são versões mais leves e enxutas de apps bastante populares. Eles são bem úteis para quem utiliza smartphones de baixo custo - que possuem pouca memória RAM e armazenamento modesto - pois vão ser executadas de forma mais fluida sem deixar o usuário irritado com lentidão ou travamentos.


A ideia nos apps lite é reduzir ao máximo o código utilizado no design da interface e tirar algumas funções que são menos utilizadas, sem nenhum truque mirabolante para torná-los mais leves.


Abaixo, listamos os 7 melhores aplicativos na sua versão mais "magra" e que podem ajudar no desempenho do seu smartphone.



Facebook

Versão padrão: 373MB

Versão Lite: 1,3MB


O primeiro ponto é a economia de espaço que a versão lite vai proporcionar em seu smartphone. A diferença também será notada no formato dos ícones, que são muito mais simples que a edição completa.

A versão lite é quase tão completa quanto o aplicativo normal do Facebook. Você ainda vai poder curtir e comentar as postagens de seus amigos, visitar seus perfis, postar em sua própria timeline e fazer tudo o que normalmente faz.

O que é certo é que o Facebook Lite usa menos menos dados, funciona em conexões mais lentas, consome menos recursos do sistema e, consequentemente, economiza bateria. Portanto, não fique em dúvidas em instalar esta versão. A única desvantagem é o design, bem mais modesto. Se isso não é um problema, substituir o app é uma boa escolha.



Messenger Lite

Versão padrão: 60MB

Versão lite: 6MB


E já que estamos falando em Facebook, vamos engatar no Messenger. O app de bate-papo da rede social também tem uma versão lite. E a diferença de tamanho também é grande, já que a edição padrão ocupa 10 vezes mais espaço que a versão "magra". Ela só tem os recursos básicos, mas são justamente aqueles que importam em um aplicativo de comunicação.

Você pode enviar e receber mensagens, imagens, anotações de voz, adesivos e chamadas de áudio e vídeo. Só não é possível enviar mensagens com arquivos gifs. Portanto, a versão lite do mensageiro do Facebook é perfeitamente viável, até mesmo em aparelhos mais potentes.



Google Maps Go

Versão padrão: 30MB

Versão lite: 140KB


Como não podia deixar de ser, o Google também entrou na onda dos apps "magrinhos", mas em vez de lite, a empresa utiliza a denominação "Go". E no caso do Maps Go, seu tamanho de ínfimos 140KB mostra que a gigante de buscas levou o conceito de leve muito a sério.

Mas qual a mágica? O truque aqui é que extraíram quase todo o núcleo de códigos. Com isso, a versão Go do Maps funciona sob a plataforma do navegador web. Assim ficou fácil diminuir o tamanho.

O importante é que, ao menos no que diz respeito à função principal, que é traçar rotas por meio de automóvel, tranporte público, a pé ou de bike, está tudo funcionando. Alguns recursos, claro, ficaram ausentes, como, por exemplo, a função de ter mapas offline. E isso faz sentido, já que é preciso pensar na falta de espaço dos smartphones mais limitados. Se o seu telefone suporta a versão completa do Google Maps, opte por ela. Mas se você tiver problemas de processamento ou armazenamento, o Maps Go é a pedida.



Google Go

Versão padrão: 42 MB

Versão lite: 5 MB


O app de buscas do Google é pouco utilizado, verdade seja dita. A barra de buscas da tela inicial está muito mais à mão, já que está na tela principal de qualquer celular Android. Entretanto, é um app que vale a pena ser testado em celulares mais modestos. Ele economiza cerca de 40% dos dados ao exibir os resultados de uma busca. E seu tamanho é 8 vezes menor que a versão padrão, além de também realizar buscas por voz.



Youtube Go

Versão padrão: 112 MB 

Versão Lite: 8,9 MB


O Youtube Go não possui tantas configurações como a versão padrão e, por isso, é tão leve em tamanho. Não há botões de curtir, configurações de legendas, alterar a velocidade, nada disso. Ele se concentra em controlar o uso de dados, pois, antes de assistir a qualquer vídeo, é preciso escolher a resolução desejada. E melhor: é a solução oficial do Google para baixar vídeos e assistir offline depois. Mas, para quem assiste a muita programação ao vivo pelo Youtube, recomendamos usar a versão padrão, pois até a data dessa matéria não há opção para assistir vídeos ao vivo no Youtube Go.



Spotify Lite

Versão padrão: 30 MB

Versão Lite: 4,6 MB


A parte boa do Spotify Lite é permitir controlar o uso mensal de dados. Ele mantém os daily mix , mas somente é possível reproduzir as músicas na opção aleatória, mesmo que você tenha uma playlist. Aparentemente, esta versão do Spotify Lite passa por atualizações constantes, portanto, pode ainda não ser uma boa opção para quem é assinante do serviço e já usa todos as opções que a edição padrão oferece.



Twitter Lite

Versão padrão: 60 MB

Versão Lite: 766 KB


A versão leve do Twitter se baseia em plataforma web e, por esse motivo, ocupa pouquíssimo espaço. Nem por isso a interface incomodou. Apesar de simples, todas as opções de busca, feed, enviar mensagem privada e exibir os trending topics estão presentes. O layout mantém uma estética ótima, com boa visualização. Diante de tamanho tão pequeno, vale instalar e testar, principalmente para quem usa smartphones menos potentes.

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/8-aplicativos-lite-que-nao-ocupam-espaco-no-smartphone-e-funcionam-bem-parte-1/79207

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?