Você está realmente preparado para vender online?
Por: Silvia Maurer
Tempo de leitura: 3 minutos
Loja Virtual - E-Commerce - Comércio Eletrônico - Varejo Online - Internet - Blumenau
Neste último 11 de Setembro o Código de Defesa do Consumidor completou 30 anos e, segundo dados do Procon de São Paulo, foram registradas mais de 130 mil reclamações sobre problemas em compras online realizadas nos últimos cinco meses, isso é quatro vezes maior do que registrado em todo o ano de 2019.
É claro que o consumidor está muito mais exigente que em outros períodos e mais informado, mas o que ressaltamos aqui é o seguinte: será que os lojistas estavam preparados para a grande demanda por produtos frente à pandemia do Covid-19?
Com a corrida desesperada de colocar seus produtos para vender na internet, muitos lojistas não se prepararam nem se preocuparam com todas as estratégias, muito menos, com todas as responsabilidades de ter uma Loja Virtual.
Muitos empresários acreditam que montar uma plataforma simples, rápida e “jogar” os seus produtos na internet vai conseguir aumentar as suas vendas e sair da crise.
Pleno engano! E as reclamações recebidas pelo Procon provam isso.
Sabemos que as lojas físicas devem estar presentes na internet e sabemos, mais ainda, que estas devem estar preparadas para a demanda que virá, mas, para como tudo na vida, isso exige foco, estratégia, disciplina e muito trabalho.
O E-Commerce envolve muitos planejamentos diferentes de uma loja física e, se o lojista não tem tempo de elaborar um planejamento e quer dar início à sua jornada virtual, deve ir adequando o mesmo no andar da carruagem e levando em conta todas as etapas que envolvem um bom processo de vendas ou a sua loja está com os dias contados.