Como converter o abandono de carrinho
Sites – Loja Virtual – E-Commerce – Loja Virtual em Blumenau
Muitos empresários ficam decepcionados ao final do dia quando tiram o relatório e percebem a quantidade de carrinhos abandonados em sua Loja Virtual. Mas esta preocupação, na verdade, deve servir como aprendizado (como tudo na vida) porque se, o consumidor interrompeu a jornada de compra, é porque tem algum motivo e, este, pode ser de várias causas.
O mais importante é que você e sua equipe de vendas estejam preparados para converter o processo de compra e entender o motivo do abandono de carrinho por parte do cliente.
A principal atitude a ser tomada é entrar em contato com este cliente, nos diversos canais disponíveis da empresa, e entender a causa, que podem ser diversas como:
- Preço melhor do concorrente;
- Frete mais caro ou demorado que o de outra loja;
- Formas de pagamento que não se enquadram na opção do cliente;
- Falta de informação, descrição ou fotos do produto.
Enfim, o abandono de carrinho pode ter inúmeros motivos, mas o importante é que isso não passe em branco em sua Loja Virtual.
Então, entre em contato com o cliente no mesmo instante, pergunte este motivo e dê uma solução, melhore a oferta, tire a dúvida, ofereça um brinde, crie um diferencial, atenda-o de maneira personalizada e mostre a ele depoimentos de outros clientes que também adquiriram o produto.
Lembre-se: uma Loja Virtual não se vende sozinha, por trás da plataforma existe um ser humano que preza por uma experiência incrível, então ofereça a ele esta experiência. Não “jogue” a sua loja na Internet achando que ela fará o trabalho sozinha para você, coloque a sua alma e personalidade no negócio e mostre para o consumidor as vantagens que ele terá em se tornar seu cliente.