Como utilizar o Cross Docking na sua Loja Virtual
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Para quem ainda não sabe o que é “Cross Docking”, este termo significa literalmente “cruzando as docas”. Esta terminologia explica o meio como as mercadorias descarregadas pelos navios são transportadas, por meio de esteiras, até os caminhões para distribuição por região ou destino.
Mas o que isso tem a ver com o meu E-Commerce?
Bom, já falamos várias vezes aqui em nosso Blog sobre técnicas e estratégias para fidelizar o cliente e, uma destas, é justamente a entrega rápida e barata do produto comprado por este.
O Cross Docking vem para ajudar você nesta etapa.
Muitas Lojas Virtuais começam na sala da sua casa, onde você trabalha apenas com o computador sem ter espaço para guardar o estoque, já em outras, o fluxo de mercadoria é tão grande, que não vale a pena manter um espaço próprio para a estocagem e distribuição destas mercadorias, então o Cross Docking veio para resolver isso.
Ele traz agilidade para a entrega do produto ao seu cliente com preço razoavelmente mais baixo do que você manter toda uma estrutura.
A primeira etapa para implantar o Cross Docking ao seu E-Commerce é ter ótimas parcerias com bons fornecedores, pois no momento em que o pedido é recebido, o lojista envia uma solicitação de compras para o fornecedor, que envia a mercadoria para um centro de distribuição, onde são rapidamente separados e enviados ao cliente.
Mas para que isso não se transforme em dor de cabeça, ter fornecedores confiáveis é o essencial, assim como, ter um excelente sistema de ERP, que vai sincronizar o fluxo de mercadorias e informações internas com os fornecedores e os diversos setores envolvidos na operação.
As vantagens de implantar o sistema de Cross Docking na sua Loja Virtual são várias, como a redução do gasto com estoque, simplificando ou eliminando este, você ganha na agilidade da distribuição, reduz o tempo de espera do cliente, diminui o custo da logística, evita que o produto esteja em falta, a sua empresa ocupa espaços menores dispensando a estocagem, você evita que o estoque fique parado, as chances de furtos também diminuem, você tem maior controle na entrega, gera uma maior liquidez de capital, aumenta o lucro e, de quebra, eleva a satisfação do cliente.
Mas para tudo isso acontecer é de extrema importância que você tenha uma carteira de fornecedores confiáveis, uma equipe devidamente treinada e preparada para atender as diversas frentes, desde o fornecedor, o transporte e o cliente – com um SAC, um sistema de ERP eficiente e um centro de distribuição com estrutura adequada para isso.
Você pode começar fazendo o teste com apenas um produto ou com uma linha pequena de produtos, como se fosse um projeto piloto, para justamente testar o processo, verificar as falhas e melhorias para, em seguida, ir evoluindo aos poucos.
O importante é você ir melhorando este processo continuamente com o objetivo de diminuir seus custos, aumentar a agilidade e, por consequência, encantar e fidelizar o cliente.
Boas vendas!