Como calcular a Taxa de Conversão da sua Loja Virtual

  • Como calcular a Taxa de Conversão da sua Loja Virtual

Taxa de Conversão – Loja VirtualE-CommerceLoja Virtual em Blumenau – Vendas Online

No último artigo conversamos sobre o que é a Taxa de Conversão e, hoje, vamos explicar como calcular esta métrica.

Para descobrir quantos visitantes acabaram comprando em sua loja, basta dividir:

Número de vendas / pelo total de visitas na sua Loja Virtual = Taxa de Conversão.

Claro que você deve fazer isso de um período determinado, mês a mês, ou semana em semana ou até diariamente, dependendo do movimento da sua loja, e comparar estes resultados com os do mesmo período passado, para daí, ver se você está aumentando, mantendo ou diminuindo o percentual de vendas por visitas.

Se o seu resultado for muito baixo, não se assuste, pois de acordo com inúmeras pesquisas disponibilizadas no mercado, a Taxa de Conversão do E-Commerce brasileiro é em média 1,65%, sendo que, para alguns estudiosos, obter uma taxa de 2% ou 3% já é considerável boa. E tudo isso ainda depende do segmento em que você atua. Isso quer dizer que se você tem 100 visitas no seu site, 1,65% podem se transformar em venda, ou seja, 1 consumidor.

De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado, um dos setores que apresentava maior taxa de conversão de venda era o de eletroeletrônicos, onde variava entre 1,4% e 2,2%. O setor de calçados e acessórios ficava entre 0,9% e 1,6%. Já o segmento alimentício, a média estava entre 0,8% e 4,5%.

Claro que, neste ano de pandemia, em que o E-Commerce está batendo todos os recordes, as taxas de conversão serão maiores, mas não muito diferentes, já que o número de visitantes do E-Commerce também aumentou expressivamente e até talvez, em maior proporção do que o número de compras online.

No atual cenário, em que muitas Lojas Virtuais estão sendo abertas diariamente, o grande desafio é justamente aumentar esta taxa de conversão e garantir maiores números de vendas por visitantes e, para isso, estratégias de divulgação, de engajamento, de abandono de carrinho, de aumento do ticket médio, entre outras, são de extrema importância para o seu E-Commerce.

Mas este é o assunto da nossa próxima conversa.

Até mais!

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