O que é engajamento? Por que minha empresa precisa dele?
Engajamento é o envolvimento e a interação das pessoas nas redes sociais com a sua marca e seu conteúdo. Os comentários, curtidas e compartilhamentos mostram que você está conseguindo alcançar pessoas que se interessam pelo seu negócio ou produto.
A principal vantagem de engajar seu público nas redes sociais é conseguir criar um bom relacionamento com seus clientes, o que pode gerar melhores resultados. O engajamento vai além do número de seguidores ou likes nas redes sociais. Brian Haven, especialista note-americano em mídias sociais e engajamento, escreveu uma definição de indicadores além das métricas de alcance e frequência disponíveis nas maiores redes sociais hoje:
Envolvimento: pode ser medido através das métricas comuns, como o número de visitas ao site, tempo gasto por página e número de páginas vistas pelos usuários. Seria o primeiro contato do consumidor com a marca;
Interação: comentários, pedidos de informações, e todas as ações que caracterizam iniciativa do usuário de entrar em contato com a marca e passa a contribuir com ela por meio de interações;
Intimidade: medidor que busca saber qual o sentimento que uma pessoa possui por uma marca. Qual opinião e perspectivas são registradas em suas palavras dirigidas à empresa através do atendimento e das mídias sociais, por exemplo. Isso pode ser medido através de ferramentas de monitoramento no caso de usuários que interagem.
Influência: é a probabilidade de a pessoa fazer uma compra/conversão, tornar-se um cliente, recomendar a marca e influenciar o seu grupo de contato a fazer o mesmo.
Como criar engajamento?
Como falamos anteriormente sobre Criação de Blogs, conteúdos de qualidade sempre podem atrair seguidores, através de qualquer canal. Mas no caso das marcas, não é só isso. As pessoas precisam ver o que a sua empresa está divulgando. Isso será bem-sucedido com um bom trabalho de gestão de Redes Sociais.
Como é o posicionamento da sua marca? É o mesmo desse conteúdo ou não tem nada a ver? Se for muito diferente, as pessoas terão dificuldade de fazer a associação com a marca e não vai ajudar em nada. Isso deve estar refletido no tom, na linguagem e nas imagens nas redes.
Como é o seu atendimento? É preciso continuar o trabalho dando atenção às pessoas, respondendo comentários, indicando soluções e estando aberto ao diálogo.
Quer ampliar seu engajamento e fortalecer a imagem da sua empresa? A Netface te ajuda! Entre em contato conosco e solicite informações.