O que é Gestão de Risco no E-Commerce?
Gestão de Risco - E-Commerce - Loja Virtual - Vendas Online
Para quem tem um E-Commerce, sabe que não são só maravilhas todos os dias, pois, como todo o negócio, também existem problemas para resolver.
A venda online é sim uma oportunidade incrível de alavancar o seu negócio na internet, mas da mesma forma que a sua Loja Virtual cresce, aumenta também, os riscos de fraudes e golpes, e é isso que vamos explicar no artigo de hoje.
Os riscos mais comuns dentro de um E-Commerce são:
- a inadimplência;
- os problemas das operações de venda;
- a queda da taxa de conversão;
- a invasão e comprometimento dos dados;
- os chargebacks;
- e os tão famosos golpes e fraudes.
E para minimizar ou eliminar estes riscos, o seu E-Commerce deve ter por base 3 estratégias principais:
- monitorar;
- identificar;
- e eliminar.
Para fazer isso, você deve implementar ferramentas que monitorem todas as operações, de forma a identificar os possíveis golpes e eliminá-los.
Este monitoramento da gestão de risco funciona da seguinte forma: quando a sua plataforma recebe o pedido da compra, o sistema aplica um modelo estatístico que irá verificar a sua aprovação ou não de acordo com os dados cadastrados, os dados do pagamento e os demais dados do cliente.
Quando é identificado algum problema, esta compra já é cancelada automaticamente.
Para o lojista fazer isso de maneira manual é quase que humanamente impossível, por isso, existem empresas especializadas para isso, que garantem o cruzamento dos dados e as possíveis fraudes que podem acontecer, como a chargeback (que é o cancelamento de uma compra realizada por meio do cartão de crédito), o falso positivo (que é quando a compra é cancelada por suspeita de fraude, quando na verdade a compra é legítima) ou a fraude real (que é quando se verifica uma fraude de verdade no processo de compra).
Como já falamos antes, é impossível fazer isso de maneira manual, por isso, todo o E-Commerce deve aplicar estratégias de gestão de risco nas suas operações, que irão garantir a chance de evitar fraudes e aumentar as taxas de conversão em vendas.
Quando você aplica técnicas de gestão de risco no seu E-Commerce, garante uma melhor otimização de todas as etapas de venda da loja, melhora os indicadores, traz maior segurança para os dados dos seus clientes e, de quebra, minimiza os riscos de possíveis golpes, aumentando a credibilidade da sua empresa e a confiança do consumidor na sua marca.
O objetivo principal é fazer com que o seu E-Commerce seja totalmente seguro em todas as etapas e que esta estrutura fique protegida por 24 horas sem ter a preocupação constante dos lojistas, que devem ocupar este tempo, com as outras estratégias que qualquer E-Commerce exige.
Apesar do lojista ter que se estruturar também para evitar esses riscos, o E-Commerce não deixa de ser vantajoso por causa disso, muito pelo contrário, estes riscos trazem novas formas de estruturar a sua empresa de forma que ela fique ainda mais forte e confiável aos olhos do consumidor.
Gostou deste conteúdo?
Então fique ligado ao nosso próximo artigo onde continuaremos a falar sobre a Gestão de Risco.