Como elaborar uma Gestão de Risco para a sua Loja Virtual

  • Como elaborar uma Gestão de Risco para a sua Loja Virtual

Gestão de Risco - E-Commerce - Loja Virtual - Vendas Online

No artigo anterior explicamos o que é a Gestão de Risco no E-Commerce e hoje vamos ensinar como implementá-la na sua Loja Virtual.

Como riscos mais comuns dentro de um E-Commerce, podemos citar os problemas com estoque, os problemas técnicos de funcionamento da plataforma, as baixas taxas de conversão, os problemas com frete e entrega do produto, a inadimplência e golpes de pagamentos, as ocorrências de chargebacks, os ataques de hackers, a segurança dos dados, as avaliações negativas e a alta concorrência.

Mas calma, os riscos existem em todo e qualquer tipo de negócio e para tudo tem solução.

Então, vamos a elas:

Primeiramente, a sua plataforma de E-Commerce deve oferecer a possibilidade de implantar algumas ferramentas que monitoram determinados processos. Neste caso, quanto mais completo for o seu sistema de E-Commerce, mais possibilidades ele terá de monitorar e eliminar estes riscos.

Outra alternativa é terceirizar a gestão de risco de pagamentos com empresas especializadas nisso, aos quais vão analisar todo o processo e dados do cliente versus dados de pagamento, como o cartão de crédito, e verificar a fraude em cartões clonados, cadastros falsos e outros.

Independentemente de como você for implementar isso, seja por recursos da sua própria plataforma ou terceirizados, o importante é que esta gestão de risco seja capaz de:

- monitorar todos os riscos possíveis dentro da operação de venda online;

- identificar os possíveis riscos;

- avaliar e classificar os riscos e seus efeitos no E-Commerce;

- aplicar a resolução que evite ou elimine este risco;

- divulgar os riscos de forma a alterar o processo, melhorar a rotina e reforçar a cultura empresarial.

O que o lojista deve ter em mente, é que problemas e riscos existem em todos os segmentos de negócios, seja físico ou virtual, e o que garante o seu melhor funcionamento e resultado, é sempre voltando os olhares à velha e boa estratégia do negócio.

Queremos dizer que, mais uma vez, que não adianta você simplesmente jogar os seus produtos para vender na internet e esperar que a venda acontece e que você ficará livre de problemas. O E-Commerce exige muita dedicação, foco, disciplina e muita, mas muita estratégia, pois como você já sabe, o mercado virtual está cada vez mais acirrado e, da mesma maneira que o seu E-Commerce cresce, crescem também as responsabilidades e problemas.

Como diz aquela conhecida frase do Stan Lee "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", com o E-Commerce não é diferente, você tem que estar preparado para assumir os riscos do processo e fazer a coisa da maneira certa.

Gostou desta dica?

Então fique ligado nos próximos artigos que traremos para você!

Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?
Atendimento Via WhatsApp