Como implantar um Programa de Fidelidade na sua Loja Virtual
Fidelização de Cliente - Vendas Online - Loja Virtual - E-Commerce - Comércio Eletrônico
Para quem tem um E-Commerce sabe que ter clientes fiéis à sua loja é o sonho de todo lojista.
Mas como na internet a concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores, cada vez mais antenados às promoções e busca por melhores produtos e preços, o ato de fidelizar o cliente tem se tornado cada vez mais difícil.
E para melhorar isso, nada melhor que elaborar algumas estratégias que irão contribuir para que a sua Loja Virtual torne o maior número de consumidores fiéis à sua marca.
O primeiro passo, e ao qual já falamos aqui em outros artigos, é a boa e velha análise das métricas ou dados sobre as vendas. Analisando estas informações, você saberá quanto de seus clientes estão fazendo mais de uma compra, se são assíduos ou não, se fazem compras recorrentes ou se simplesmente realizaram uma única compra no seu site e nunca mais apareceram.
Com estas informações, você terá um percentual ou um parâmetro para saber se as suas estratégias de fidelização de clientes, estão dando certo ou não.
A partir disso é hora de elaborar as estratégias e colocá-las em prática.
A melhor opção para implantar um Programa de Fidelidade é oferecer vantagens aos consumidores para que estes sintam-se satisfeitos e criem uma relação mais próximo com a sua loja.
Estratégias como acumulação de pontos de acordo com o número de compras efetuadas é uma boa dica. Isso estimula o consumidor a comprar cada vez mais com o objetivo de acumular pontos e trocar por brindes ou descontos na próxima compra.
Outra dica é nas compras acima de X reais, oferecer brindes para a próxima compra. Esta estratégia, além de aumentar o ticket médio, faz com que o cliente volte a sua loja para comprar e ganhar o brinde tão esperado. Isso vale também para cupons de desconto, que aliás, o cliente adora receber.
Solicitar uma avaliação da sua compra em troca de um brinde ou cupom também é uma estratégia bem interessante, pois, além de você aproximar o cliente, de quebra, ainda ganha um depoimento que poderá ser usado na sua Loja, o que aumenta a sua credibilidade junto a outros consumidores e, consequentemente, as vendas no seu E-Commerce.
Seja lá qual for a estratégia que você irá adotar, o importante é aliar estas em todos os canais de vendas da sua empresa para aumentar o engajamento do consumidor. Aí vale campanhas em redes sociais, seja por meio de imagens, vídeos ou chamadas de ação - as CTAs, ou através de e-mail marketing, que aproxima cada vez mais o consumidor. Você pode aproveitar o e-mail marketing para enviar conteúdo que facilite a vida do cliente, ensine algo novo, oferecendo a ele o cupom ou brinde, mas tudo com o objetivo de fazer com que o consumidor se sinta importante e lembre da sua Loja Virtual na próxima compra.
Lembre-se que clientes fiéis e satisfeitos não só voltam a comprar como também são promotores da sua marca junto a família e amigos.
Por isso, leve à fidelização de clientes a sério na sua Loja Virtual e comece agora a sua campanha.
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