A regionalização como estratégia no E-Commerce

  • A regionalização como estratégia no E-Commerce

Loja Virtual - Vendas Online - E-Commerce - Estratégia - Empreendedorismo Digital

É inegável que o ano de 2020 foi um ano que marcou o empreendedorismo digital, principalmente para aqueles que vendem na internet. E isso tem a ver tanto com o novo comportamento que os consumidores assumiram, como pelas estratégias que as empresas tiveram que adotar frente as novas necessidades desses consumidores.

E um dos destaques destas mudanças foi a regionalização como estratégia de negócio.

Aqui vamos falar diretamente para quem trabalha no segmento de E-Commerce, que teve que se adaptar rapidamente a todas estas transformações.

Uma das atitudes dos consumidores foi a valorização do comércio local, e é aí um dos pontos a ser pensado pelos lojistas, que é focar no mercado regional, para atender o público que está perto de sua loja, fazendo o link com os demais canais que a empresa possui.

Isso vale também para a outra ponta da empresa, ou seja, o fornecedor, onde o lojista pode ter fornecedores também locais em que facilita todo o fluxo de mercadorias.

Este foco na regionalização traz muitos benefícios para todos os envolvidos, pois, primeiramente, fomenta a pequena indústria, pequenos artesãos, aquela pequena fábrica caseira que nunca teve a oportunidade de vender, além disso, aumenta a agilidade e rapidez na aquisição destes produtos e, de quebra, como o atendimento é regional, ainda consegue atender, de maneira rápida e ágil, o consumidor, conquistando-o por esta rapidez.

Aqui vou deixar um exemplo bem prático, onde esses dias precisei de um produto e fui procurar no Google uma empresa fornecedora aqui em minha cidade, em Blumenau. Quando encontrei uma Loja Virtual com o produto desejado, comprei às 11hs da manhã. Qual foi a minha surpresa que às 13:30hs o produto estava no portão da minha casa, ou seja, foi a compra online mais rápida da minha vida (com exceção dos iFood da vida, claro!).

Outro exemplo são as compras de mercado que adotei como permanente em nossa vida, pois além de agilizar a minha rotina diária, fomenta o comércio local, a geração de emprego e renda e isso tudo, porque os mercados de bens de consumo se adaptaram às vendas online e focaram no mercado regional, que é aonde eles podem atender.

Mas o que quero dizer com estes exemplos, é que quando o consumidor precisa um produto rápido e encontra um E-Commerce na sua cidade para atendê-lo, o resultado é este: satisfação em todos os lados.

E é isso que queremos dizer sobre regionalização como estratégia de negócio.

Se você tiver um E-Commerce bem estruturado, otimizado e utilizando as estratégias certas de marketing, focado no público regional, a chance de sucesso é certa. A sua loja ganha, o consumidor ganha e todos ficam felizes.

Além disso, você ainda tem a chance de atender o público que não é regional, que está longe de você.

Então, você ainda tem dúvida, que ter uma Loja Virtual não é para você?

Mude seus conceitos agora, invista num E-Commerce, inicie focando no regional e depois vai crescendo aos poucos.

O importante é você começar.

Faça o que conseguir, mas faça.

Não fique parado!

E se quiser, entre em contato conosco que ajudamos você!

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