Conheça os diferentes tipos de fretes para a sua Loja Virtual

Conheça os diferentes tipos de fretes para a sua Loja Virtual

Loja Virtual - Vendas Online - E-Commerce - Comércio Eletrônico - Frete - Logística

Todo o lojista sabe da importância e da qualidade no processo de venda da sua Loja Virtual.

E quando o assunto é frete, a pegada é mais embaixo, pois este é o velho Calcanhar de Aquiles de todo E-Commerce.

O frete está sendo cada vez mais importante nas vendas online e determinante no cálculo do lucro em cada transação.

Alguns problemas como empresas de logística não comprometidas, altos valores de frete, taxas e impostos crescentes, estão sendo constantes problemas enfrentados pelos lojistas, que estão cada vez mais preocupados, tanto com a rapidez na entrega do produto, como no valor cobrado pelo frete.

Mas o que fazer para resolver estes problemas?

Primeiramente temos que conhecer os tipos de fretes disponíveis no mercado e qual o melhor tipo implantar em seu E-Commerce.

Existem dois tipos de fretes: o Frete FOB e o Frete CIF.

No Frete FOB (sigla traduzida para Livre a Bordo), a responsabilidade pelo transporte e entrega do produto é do comprador, já que a responsabilidade do vendedor termina quando as mercadorias são despachadas.

Este tipo de frete não é muito utilizado nas vendas do Comércio Eletrônico para varejista, sendo mais usado no B2B, ou seja, entre empresas, onde o cliente/comprador já tem parceria com determinadas empresas, se responsabilizando pela retirada, transporte e entrega do produto.

Isso acontece muito com Lojas Virtuais que compram insumos para a produção de seus próprios produtos, ou daquelas Lojas Virtuais que são fornecedoras de Lojas maiores, vendendo num processo de escala.

O outro tipo de frete é o Frete CIF (sigla traduzida para Custo, Seguro e Frete) e é quando a responsabilidade da entrega é do vendedor, que pode ou não passar este custo para o consumidor.

Neste caso, a Loja vendedora, se responsabiliza pela entrega e acompanhamento, garantindo que a mercadoria chegue até o consumidor final.

Ele é o mais utilizado nas transações B2C, ou da empresa para o consumidor final.

Mas para que o Frete CIF seja vantajoso, o seu E-Commerce deve firmar parceria com empresas de logística, de forma a garantir rapidez na coleta e entrega do produto, aliado ao baixo custo de transporte, o que vai influenciar diretamente no lucro final da sua venda.

Então, conhecer os tipos de fretes e como melhor se adaptam a sua realidade, é uma tarefa imprescindível para o E-Commerce.

E como visto neste conteúdo, os Lojistas devem conhecer bem o seu negócio, saber para quem vendem, se sua empresa é mais B2B ou B2C e, assim, aplicar o melhor tipo de frete para o seu negócio.

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