Como os consumidores fazem as suas escolhas?

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Consumidor - Vendas Online - Consumo Consciente - Escolhas

No Dia Mundial do Consumidor não poderíamos falar de outra coisa senão dedicar este conteúdo, à aqueles que são responsáveis pela existência da indústria e do comércio - o consumidor.

Sem ele, nenhuma empresa existiria, pois é o consumo que movimenta todos os setores da economia, que faz circular o dinheiro, que gera emprego e renda para milhões de pessoas.

Mas o que é ser um consumidor?

Consumidor é toda e qualquer pessoa que apresenta um interesse em adquirir algum produto ou serviço. E isso tem tudo a ver com a personalidade de cada um, com a imagem de si próprio e seus interesses, com o quanto se está disposto a gastar, com os estímulos de marketing que cada um recebe a todo instante e com o processo de decisão que fomenta o ato de comprar.

Mas para que tudo isso aconteça, quais são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor?

Tudo isso está intimamente ligado e influenciado pelos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos de cada um.

E é por estes fatores que as empresas conseguem entender e planejar as melhores estratégias para que o consumo não pare, para que as indústrias continuem produzindo, as lojas continuem vendendo e a economia continue girando.

Culturalmente falando, as pessoas adquirem hábitos, valores, preferências e comportamentos de acordo com o ambiente em que vivem em sociedade, e isso tem a ver com o grupo familiar, de trabalho, de esporte, de religião, de gostos, socioeconômicos, enfim. O meio cultural em que cada um vive, faz com que determinadas escolhas sejam feitas e isso influencia diretamente o consumo destas pessoas.

Em se falando dos aspectos sociais, não é muito diferente, pois são os grupos sociais aos quais cada um pertence que também vão influenciar sentimentos, opiniões e comportamentos de consumo.

Já nos fatores pessoais, o que se deve levar em conta no consumo é a idade, ao qual modifica as necessidades ao longo da vida; a ocupação profissional, que influencia diretamente nos padrões de consumo; o estilo de vida, que determina quais os produtos e marcas preferidas; a condição econômica, que influencia diretamente nas escolhas de compra; e, por fim, a personalidade, que é diferente em cada um e que intervém diretamente nas escolhas de consumo.

Falando em personalidade, entram aí os últimos fatores, que são os psicológicos, e que têm a ver com as crenças e atitudes de cada um, o seu conhecimento e percepção das informações recebidas o tempo todo e da motivação que levam à ação de satisfazer as suas necessidades através do processo de compra, que é o consumo.

Dito tudo isso, como as empresas podem se organizar para que as vendas continuem a acontecer?

Elas devem prestar atenção aos fatores acima citados:

- O que o consumidor faz?

- Como ele pensa e sente?

- O que ele escuta e vê?

- Quais são seus desejos e necessidades?

- Medos e frustrações?

Respondendo estas perguntas você acaba conhecendo os consumidores e, a partir disso, consegue elaborar as suas estratégias de marketing diretamente para eles.

Interessante tudo isso né?!

Então, da próxima vez que você for organizar as suas estratégias, preste atenção ao comportamento dos seus clientes ao longo do tempo, tente observar todos os aspectos citados acima e direcionar a sua campanha de marketing para que o processo de compra continue acontecendo.

Agora queremos saber se este conteúdo ajudou você...

Ou se preferir, envie um e-mail para mim no silvia@netface.com.br e escreva no assunto "Quero saber", e coloque a sua dúvida ou a sua dor que vamos te ajudar a resolver.

Um grande abraço e até o nosso próximo conteúdo.

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