Você é vítima das métricas da vaidade do seu E-Commerce?

  • Você é vítima das métricas da vaidade do seu E-Commerce?

Loja Virtual - E-Commerce - Vendas Online - Comércio Eletrônico

Já falamos aqui sobre a importância das métricas, dos números e resultados da performance de vendas da sua Loja Virtual, e para quem ainda não leu este conteúdo, poderá acessar o nosso artigo sobre O que é métrica no E-Commerce para entender a importância de medir os números certos para analisar os resultados das vendas.

Já falamos aqui também, da Importância do Omnichannel no seu negócio e do quanto trabalhar nos diversos canais ajudam para criar uma experiência completa para o seu cliente.

Mas o que as métricas têm a ver com o Omnichannel?

É aí que inicia a nossa conversa de hoje, pois muitas métricas estão fazendo parte do nosso dia a dia, as quais você acaba se prendendo, mas que no fundo não são nada importantes para o resultado final do seu E-Commerce, as chamadas métricas da vaidade.

E vamos explicar o que é isso.

Como os lojistas devem trabalhar com diversos canais integrados para melhorar o seu posicionamento, a sua marca e as suas vendas, muitos destes lojistas acabam se confundindo e se preocupando demais em avaliar métricas como curtidas, likes e comentários em redes sociais. Não estamos falando aqui que essas métricas não devem ser avaliadas, mas na escala de vendas, existem outras métricas que são infinitamente mais importantes que estas.

A preocupação excessiva das curtidas e likes, geram resultados de vaidade, onde, muitas vezes, se dispensa a maior parte do tempo na busca de likes e no aumento de curtidas em cada postagem, do que tempo em conversão em vendas.

E aqui fazemos uma afirmação: Nunca vimos curtidas pagar contas!

Esta afirmação é forte e a princípio causa estranhamento, mas é a mais pura verdade, e você pode fazer o teste, de quais curtidas em suas redes sociais converteu em vendas no seu E-Commerce.

As redes sociais são sim importante canal para se relacionar com o consumidor, mas dar mais importância a elas do que o seu E-Commerce, aí você está sendo guiado totalmente pela vaidade e não pela realidade.

Você deve escolher as principais métricas que devem ser levadas em conta no seu Comércio Eletrônico, como:

- número de vendas;

- número de leads;

- taxa de conversão;

- abandono de carrinho;

- ticket médio; 

- tempo de carregamento da página;

- problemas no checkout.

Tudo isso tem a ver com o desempenho das vendas, que no final, é isso que paga as suas contas.

Sem falar que estas métricas devem ser analisadas pelo menos uma vez por semana, para que você consiga medir a performance das vendas e corrigir rapidamente o que está sendo feito errado.

Portanto, separe agora um tempo semanal para que você analise estas métricas que falamos acima, pois são elas que garantem o futuro do seu negócio.

Espero que com este conteúdo, você consiga dar importância para o que realmente importa no seu E-Commerce - que são as vendas.

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Um grande abraço e até mais.

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