3 pontos principais para reduzir os custos da sua Loja Virtu
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Olá amigos da Netface!
Para quem acompanha os nossos conteúdos percebe que estamos sempre falando em como aumentar as suas vendas online, que é isso que todo o lojista quer.
Mas também, você deve saber que faturamento não é lucro, e para quem entende um pouquinho da área financeira e contábil, sabe disso.
Então, para que os resultados da sua Loja Virtual não estejam confundindo você, é necessário saber a diferença deles, para daí entender, o quanto os custos são importantes no final dos resultados das suas vendas.
Assim, faturamento é o valor que a sua Loja Virtual consegue vender e lucro, é quanto que sobre destas vendas, descontado todos os custos e despesas.
Entendendo isso, você percebe que uma coisa é totalmente diferente da outra e que, se você não souber calcular isso, não adianta nada focar em aumentar as vendas.
Por isso, hoje vamos falar em como reduzir alguns custos para que seu faturamento não vá para o ralo abaixo.
1 - E o primeiro ponto a ser pensado é numa boa gestão de estoque.
O estoque é fundamental para a boa gestão do seu negócio. E para isso, você deve ter em mãos as famosas métricas. Para quem ainda não sabe o que é isso, vale a dica de ler o nosso artigo sobre as Métricas no E-Commerce disponível em nosso site e em nossos canais de podcast. Com estas informações em mãos, você saberá quais os produtos têm maior demanda e em quais épocas do ano que mais saem. Assim, você evitará comprar e manter produtos parados em estoque. É só parar e pensar um pouquinho: do que adianta ter uma linha grande de produtos parados se às vezes o giro fica em torno somente de alguns? Então, foque na compra destes que têm mais saída. Para você tirar a prova disto, é só ir ao seu estoque e calcular quanto de produtos parados você tem lá gerando custos e despesas desnecessárias para a sua empresa. Tudo isso vai aumentando os custos e diminuindo o lucro da sua Loja.
2 - O segundo ponto é negociar com os fornecedores.
Se você já identificou quais os produtos que têm maior saída na sua Loja, mas, mesmo assim, este custo continua alto, vale negociar com os seus fornecedores ou procurar outros que ofereçam melhor preço e condições para a sua empresa. Outra dica é trabalhar diretamente com o estoque do fornecedor, o famoso Dropshipping. E para entender como isto funciona preparamos um artigo especialmente sobre isso: Como trabalhar com Dropshipping no seu E-Commerce também disponível em nosso blog e em nossos canais de podcast.
3 - O outro ponto para reduzir os custos da sua Loja Virtual está na logística.
A Logística é a grande responsável pelos altos custos de envio e reenvio de mercadorias.
Já falamos aqui que 60% da desistência de compras online é causada pelos altos fretes, o que justifica que 70% dos consumidores acabam colocando mais produtos em seus carrinhos justamente para ganhar frete grátis.
Para ajudar você, leia o nosso artigo ou escute o podcast sobre os Desafios da logística para E-Commerce, pois ele irá ajudar você a pensar a logística de forma estratégica para a sua empresa.
Enfim, separamos estes 3 pontos aos quais acreditamos que são necessários maior dedicação para você conseguir reduzir os custos do seu E-Commerce.
Lembre-se sempre que trabalhar para aumentar o faturamento é extremamente necessário, mas como falamos no início da nossa conversa, faturamento não é lucro, e para isso, você precisa também organizar os custos, que é o que vai fazer a diferença nos resultados finais da sua empresa.
Espero que este conteúdo tenha ajudado você a pensar nestes itens às vezes esquecidos num negócio.
Se quiser saber mais, mande um e-mail com a sua dúvida, que responderemos para você.
Continue conosco!
Um grande abraço e até mais.