Nicho de mercado: como escolher o melhor para o seu negócio?
Nicho de mercado - Vendas online - Vendas pela Internet - Vender pela Internet
Se fizerem a seguinte pergunta para você: no que quer trabalhar para alcançar o sucesso tão sonhado? O que você responde?
Acredito que a maioria das pessoas vão responder que querem ser donos do próprio negócio, para gerenciar sua própria vida, administrar seu próprio tempo, ganhar seu próprio dinheiro, alcançar o sucesso e ser feliz.
Mas a maioria dessas pessoas querem alcançar tudo isso, mas ainda não sabem em que podem trabalhar.
E a dúvida é essa: qual o nicho que posso trabalhar e que vai me trazer tudo isso que tanto sonho?
Trabalhar na e com a Internet todos já sabem que é o futuro, mas no que especificadamente?
Você pode acreditar ou não, mas a maior dor de cabeça das pessoas é saber no que se aventurar.
E se você for pensar, é muito difícil decidir isso mesmo, pois tem que aliar a demanda com aquilo que você gosta e, muitas vezes, o que gosta, não tem demanda, ou vice-versa. Que dúvida cruel!
Por isso, resolvemos escrever este artigo para ajudar você a pensar e orientar o seu caminho.
Para começo de conversa, precisa entender que nicho de mercado é um recorte de um mercado ou uma segmentação, podendo ser entendido também como um grupo menor dentro de um setor maior.
Para exemplificar, tem o setor dos pets ou produtos para bichinhos de estimação. Este é um segmento de mercado. Dentro dele existe um setor para animais aquáticos: peixes, aquários, equipamentos. Isto seria um nicho dentro do segmento de pets, entenderam?
Você pode diminuir ainda mais esse funil.
Dentro do nicho de animais aquáticos, têm os peixes para consumo e os peixes ornamentais.
Dentro dos peixes ornamentais, tem os de água doce e os de água salgada.
E assim, afunilando os segmentos, você vai descobrindo nichos que são inexplorados.
Isso é nicho: um segmento específico dentro de um setor no mercado.
Sabendo disso, como pode fazer para escolher o nicho do seu negócio?
Primeiro você tem que saber o que mais gosta ou domina.
Se você é apaixonado por culinária, seria contraditório trabalhar com vestuário por exemplo. Contraditório pois não conhece o segmento de roupas e, sim, é expert em culinária.
O que queremos dizer é que a melhor opção seria você trabalhar no segmento ao qual é apaixonado e tem domínio de conhecimento, pois isso facilitaria todo o seu negócio, já que entende o que está fazendo.
Sabendo então, o que domina e gosta, você deve colocar nesse funil e ir identificando qual a carência do mercado dentro deste segmento.
Isso não é uma tarefa fácil, mas necessária para identificar o melhor ramo para o seu negócio.
O problema é que a maioria das pessoas querem descobrir tudo isso de maneira rápida e fácil, geralmente querem que as coisas caiam do céu prontas no seu colo, mas sabemos que não é assim.
Você deve ter paciência e sabedoria para poder identificar aquilo que mais ama fazer para, a partir disso, saber como transformar essa paixão em negócio lucrativo.
Sei que você, ao ler o título deste artigo, esperava ouvir uma resposta para a sua dúvida, mas não existe uma resposta certa para isso, pois a solução está dentro de cada um.
Cada pessoa tem a sua particularidade, seu dom e talento, o qual, na maioria das vezes, está escondido. O que você precisa é identificá-lo e colocá-lo em prática.
A demanda está aí, ela já pode existir como também você pode criá-la, então o que falta é sabedoria e coragem.
A sabedoria só vem de um lugar: do Espírito Santo. Isso mesmo, os dons do Espírito Santo é que vão iluminar a sua mente e o seu coração para enxergar aquilo que está escondido, clarear aquilo que está escuro.
E a coragem vem da fé em Deus, saber que nEle tudo é possível, pois o contrário da fé é o medo, e o medo te paralisa, te impede de fazer as coisas e de agir.
Então, o que você está esperando?
Comece por ter fé em Deus, para alcançar a coragem de agir e ter a sabedoria para escolher o melhor caminho.
Começando por aí, você conseguirá identificar a sua paixão, unir ao seu conhecimento e criar ou oferecer o produto certo para uma demanda específica.
Esse é o verdadeiro nicho de mercado - aquele que vai oferecer o produto certo para a pessoa certa.
Agora que conseguimos te dar coragem, queremos que você suba mais um degrau e comece a sua jornada.
Boas vendas!