Menu

Cibersegurança: Dfndr Lab aponta previsões para 2019

Cibersegurança: Dfndr Lab aponta previsões para 2019

Durante o ano de 2018, uma série de ameaças virtuais foram detectadas pela equipe do laboratório de cibersegurança da PSafe, Dfndr Lab, como os golpes promovendo falsos cupons de desconto em lanchonetes, falsas vagas de emprego e até mesmo envolvendo o suposto perfil do Momo do WhatsApp. Muitos dos ataques via links maliciosos foram rapidamente detectados pelo Dfndr Lab pelo uso de tecnologias de inteligência artificial e pela análise de golpes e estratégias recorrentes utilizadas por cibercriminosos.

Com base em estudos feitos ao longo de 2018, os especialistas em cibersegurança do Dfndr Lab fizeram cinco previsões para 2019 que vão desde mudanças de comportamento dos usuários até as principais ameaças esperadas para o próximo ano. Confira no infográfico:



Como se proteger contra essas ameaças virtuais?


Contra vazamentos de dados e informações pessoais:

De acordo com os especialistas, os vazamentos de dados e informações pessoais podem ser evitados com cuidados como:

– Evitar acessar links desconhecidos;

– Mudar suas senhas periodicamente;

– Não compartilhar suas senhas;

– Sempre fazer logout de todas as suas contas quando utilizar um computador público e evitar utilizar redes de Wi-Fi públicas e abertas, por serem mais vulneráveis. Para checar se uma rede Wi-Fi é vulnerável, você pode utilizar um antivírus que faça a verificação de segurança das conexões sem fio.


Contra os bots com inteligência artificial:

Assim como a Inteligência Artificial avança em suas aplicações positivas, ela também tem sido cada vez mais usada por hackers e pessoas mal intencionadas. Para evitar tornar-se uma vítima desses golpes, é recomendável fazer uma varredura periódica de seu dispositivo em busca de ameaças e vírus em seu celular.


Alternativa às senhas:

A substituição das senhas por verificações biométricas, que utilizam técnicas como leitura da impressão digital e reconhecimento facial, é uma alternativa positiva. Alguns dispositivos mais modernos já possuem inclusive tecnologia que permite o uso da digital no lugar do uso das senhas, o que dificulta a ação de criminosos.


Contra ataques de sextorção e sofisticação dos golpes:

Esses dois tipos de golpes quase sempre fazem uso de técnicas de engenharia social para enganar suas vítimas. Por essa razão, é recomendável sempre checar as informações recebidas por fontes desconhecidas diretamente no sites oficiais das marcas e empresas confiáveis; assim como é prudente evitar adicionar desconhecidos nas suas redes sociais, especialmente quando informações íntimas e pessoais são compartilhadas nesses canais. Para ficar protegido contra estes crimes, tenha sempre um bom antivírus instalado em seu celular e computador.


Fonte: https://www.psafe.com/blog/dfndr-lab-previsoes-para-2019/

Mais artigos

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para uma experiência otimizada. Concorda com a Política de Privacidade (ler)?