Loja Virtual - venda somente o que você tem em estoque
Por: Silvia Maurer
Tempo de leitura: 2 minutos
Loja Virtual - E-Commerce - Comércio Eletrônico - Cliente
Um problema que tem ficado comum nas Lojas Virtuais é a venda de um produto que não se encontra em estoque.
A história é a seguinte: você entra na Loja Virtual, muitas vezes de grandes empresas de E-Commerces, escolhe o produto, o mesmo aparece todas as informações e inclusive diz que tem em estoque e você finaliza a compra.
A surpresa vem depois: passado 2 dias e com o débito já realizado em sua fatura do cartão, você recebe um e-mail (detalhe: quando recebe!!!) informando que o pedido foi cancelado por este ou aquele motivo, ao qual você não entende.
Resumo da conversa: você fica sem uma explicação verdadeira, tem que esperar 7 dias para que estornem o valor da sua fatura, se estressa e tudo isso se você receber o e-mail, pois caso isso não aconteça, você fica esperando... esperando... e esperando receber um produto que nunca chegará até você.
Este fato tem acontecido muito e por um único erro do lojista: querer atrair o consumidor e vender um produto que não tem em estoque.
Se o produto acabou, coloque uma mensagem "Indisponível" ou "Podemos avisar quando o produto estiver disponível novamente?".
É tão simples ser verdadeiro com o cliente!
O maior erro que vemos nos lojistas é que eles se preocupam em contratar uma super plataforma de E-Commerce, mas esquecem de, primeiro, elaborar estratégias "para o E-Commerce", focar no cliente, utilizar as ferramentas que a própria plataforma oferece para aproximar e valorizar o cliente, cuidar de todo o processo de venda (início-meio-fim).
O E-Commerce já está em nossas vidas há muito tempo, mas falta muito ainda para que os lojistas estejam preparadas para ter um.