Você é Empresário ou Empreendedor?
Por: Silvia Maurer
Tempo de leitura: 2 minutos
Empresário - Empreendedor - Loja Física - Loja Virtual - Comércio Eletrônico - Varejo Online
Seguindo na onda do nosso assunto da semana passada, continuamos a mostrar como os empreendedores têm que se adaptar frente as novas realidades.
Primeiro gostaríamos de diferenciar o empresário do empreendedor:
O Empreendedor é aquele que, em função de sua mente aberta e inquieta, identifica as oportunidades e gera riqueza a partir delas, ou seja, aquele que é capaz de criar uma empresa a partir de uma simples ideia. Iniciativa, persistência, planejamento, autoconfiança e coragem são algumas características dos empreendedores.
Já o Empresário é aquele que tem competência para perpetuar essa mesma empresa ou negócio. Ele pode até ter algumas características do empreendedor, mas ele não é um realizador de novas ideias que somam criatividade e imaginação. Ele dificilmente corre riscos, seu objetivo maior é manter a rotina do seu negócio. Muitos abrem, compram ou herdam um negócio já pronto e o objetivo é apenas manter estes.
Frente à nova realidade e levando em conta a frase do Charles Darwin do nosso último artigo, o ideal é ser um empreendedor empresário ou vice-versa, pois eles unem suas forças e somam competências para perpetuar o seu negócio inovando e se adaptando sempre que for necessário.
Assim, o que percebemos na maioria dos empresários que nos procuram ou aos quais conversamos em nossa longa jornada, é a falta de iniciativa frente às novas realidades, a adaptação frente às mudanças, os riscos diante das adversidades do dia-a-dia, a coragem frente aos desafios e a autoconfiança para inovarem.
Terminamos este artigo com um pensamento para refletir: Empreendedor é paixão... Empresário é profissão.
O que você é?